sexta-feira, 1 de março de 2013

Não estoure seu balão!!!


A METÁFORA DO BALÃO 
(e como você sabota sua dieta aos poucos...) 

Suponha-se que você tem uma missão, de encher um grande balão à base do sopro. Você vai soprando, no começo é difícil, você não faz isso sempre, não está acostumada.
Mas tem uma regra: você deverá encher UM POUCO POR DIA, TODOS OS DIAS. 
Ele SÓ PODE ESTOURAR DE CHEIO, ATRAVÉS DE SOPROS. E o balão é grande.

Mas se você escolheu essa meta para si, então pega firme. E a cada dia que o balão enche, mais pessoas reparam. umas dizem "nossa, como ela foi capaz de encher isso tudo?" já outras dizem "ah, ela não vai ter fôlego pra soprar até o final!" e você segue enchendo.
E seu balão vai chamando cada vez mais atenção.
Só que o balão, como foi dito antes, é grande, e vai ficando cada vez mais difícil de soprar, de manter preso para dar o sopro.

Essa é nossa dieta. Cada dia 'sopramos o tal balão um pouquinho', até ver ele estourar através do sopro. Mas aí....você dá uma jacada.
E o balão esvazia um pouquinho. Se fosse no começo, tudo bem, mas agora ele está grande, e mesmo com a esvaziada, vai ser mais difícil, porque afinal de contas você já não tem aquele fôlego todo, aquela disposição toda. Mas segue.

E cada vez mais devagar, ele vai enchendo. Agora falta bem pouco...então você comete 'pequenos vacilos no dia-a-dia'...e esses pequenos vacilos funcionam como um alfinete.
ELES ESTOURAM SEU BALÃO ANTES DE TER DADO TEMPO DE VOCÊ TERMINAR SUA META.
E você terá que recomeçar tudo de novo, com um balão novo. Todo aquele trabalho foi perdido. E quando este novo balão já está pelo meio...você 'passa o alfinete' nele de novo.

A GRANDE PERGUNTA É: até quando você se autosabotará por conta de 'coisa pouca'? Até quando você terá forças para recomeçar e gastar tempo e energia 'enchendo balões' que daqui a alguns dias você vai sucumbir e estourá-los por causa de pequenas tentações que não te levam a ter o prazer que é se olhar no espelho e dizer 'isso ficou bem em mim"? Até o ponto de dizer "essa dieta pra mim não serve!"???

Isto foi uma adaptação de um trecho do livro do Dr. Dukan. SIM, ele usa este exemplo.
Tá no livro de todo mundo.
E está na hora de pensarmos quantos balões ainda teremos força pra encher quando as tentações pequenas ou as jacadas aparecerem. Pensem no balão na hora que o desespero bater.
META. OBJETIVO. FOCO.

3 comentários:

  1. olá vim te visitar! estou no mesmo objetivo que vc!! Olha eu penso muito nisso viu? Como muitas vezes nós mesmas nos sabotamos por bobagem! é uma luta diária mas vamos vencer!!

    quando quiser aparece no meu cantinho!!

    bjs

    http://umanovaformanova.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. isso o que venho pensado todos os dias .. o que me leva a não parar de enxer meu balão ... e graças a Deus tenho vencido cada etapa ..tamos juntas ..força pra março ... beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pela força =)