sábado, 24 de março de 2012

Abaixo a TPM

A tensão pré-menstrual chega com hora marcada e não vai embora sem antes deixar um rastro de mau humor e inchaço.
Alimentos parceiros
Chás calmantes
Os de melissa, erva-doce e ervacidreira, ajudam a driblar a retenção de líquido. Possuem ainda propriedades tranquilizantes que driblam a ansiedade. Incorpore no seu dia até 1,5 litro da bebida sem açucar, de preferência nos intervalos entre as refeições.

MelãoDocinha, essa fruta combate a compulsão por doces. É rica em água e fonte de potássio e magnésio. Isso ajuda no combate à retenção de líquidos e no equilíbrio mineral do organismo. Prefira consumir 1 a 2 fatias finas de melão sozinhas, uma vez que a fruta pode atrapalhar a digestão de outros alimentos. No cardápio, consuma-o nos lanches intermediários.
Derivados de leiteLance mão de uma a três porções de laticínios ao dia. Cada porção corresponde a 1 copo de leite, 1 fatia média de queijo magro ou 1 pote de iogurte light. “Eles fazem que o corpo relaxe as musculaturas, prevenindo as cólicas e a insônia. Além disso, os derivados de leite contêm triptofano, substância responsável pela sensação de bem-estar”, orienta Ana Paula Murbach.
SojaDerivados da soja são ricos em isoflavonas. Essas substâncias possuem a mesma estrutura do hormônio estrógeno, que na TPM fica desequilibrado. Consuma uma porção ao dia, como substituto da carne.


Vilões da TPM

Café: fonte de cafeína, a bebida é estimulante e agrava ainda mais os quadros de ansiedade e instabilidade emocional. O mesmo vale para o chá-mate, que também deve ser cortado do cardápio.

Alimentos industrializados: o sódio, utilizado como conservante em todos os produtos industrializados, é o grande responsável por reter água e provocar inchaço. Por isso, evite exagerar no sal também na hora de temperar a comida, já que ele é fonte desse mineral.



Embutidos:
salsicha, salame e mortadela possuem um alto teor de gordura saturada e aditivos. Essa dobradinha do mal causa estufamento e deixa a barriguinha – que já estará inchada devido à retenção de líquidos – ainda mais saliente. Evite.


Refrigerantes:
a bebida tem tudo para ser cortada da sua lista durante a TPM, pois é rica em sódio e possui gases para dar e vender. Ou seja, mais estufamento e má digestão.



Chocolate:
sim, essa delícia tem triptofano, que garante uma deliciosa sensação de conforto nos dias de irritação. Mas ela também é rica em gordura e possui propriedades estimulantes, podendo provocar insônia e acarretar aumento do peso. Fique longe!



Fica a dica  =)                           (Fonte da máteria revista Dieta já)

2 comentários:

  1. OOiii amiga
    Nossa, tb sofro com essa tpm!!! Uma aluna minha num dia dessses me aconselhou a comer uma maçã nesses dias ... Bom, tentarei de tudo, mal não faz né kkk
    Bjos

    ResponderEliminar

Obrigada pela força =)